Tipos e importância do rastreamento de cargas
Uma empresa que transporta cargas tem a preocupação de manter a segurança sobre toda a mercadoria que está sendo transportada. Uma das soluções mais efetivas para promover essa segurança é o rastreamento. Essa tecnologia permite o acompanhamento da carga 24 horas por dia, em tempo real, e possibilita que o gestor fique ciente de qualquer acontecimento indesejado, como o roubo de cargas.
Via satélite
O rastreamento via satélite é o preferido das transportadoras. Ele funciona via GPS, mas pode ser feito por GPRS, que são as redes de operadores de telefones móveis. O sistema permite o envio de dados e informações exatas da rota percorrida pelo caminhoneiro, em tempo real. A vantagem desse tipo de rastreamento é a possibilidade de acompanhamento através de aplicativos utilizando celulares, tablets, computadores, etc.
Radiofrequência
A tecnologia de radiofrequência, como o nome já sugere, se trata da emissão de sinais de rádio. Ela também permite o acompanhamento em tempo real e não perde o sinal mesmo que o caminhão entre em locais fechados, como túneis.
Outro benefício é que os sinais de rádio não sofrem interferência de inibidores de sinal. As etiquetas RFID, utilizadas na radiofrequência, são estruturadas por chips de silício e antenas.
Todos os dias é possível ver notícias sobre roubos de carga. O rastreamento é a melhor forma de evitar que isso aconteça e, se acontecer, solucionar o problema rapidamente.
Gostou do nosso conteúdo? Envie para seus amigos de estrada!
.
.
.
BR 376 – KM 499, Ponta Grossa – PR
42 4009-7100
facebook.com/costateixeiralog