Quais as diferenças entre manutenção preventiva e preditiva?
As revisões e manutenções fazem parte da rotina dos caminhoneiros. Através disso, o condutor garante o bom desempenho do veículo, evitando possíveis problemas que podem ocasionar grandes consequências nas estradas.
Há três tipos de manutenção que podem ser escolhidas: a preventiva, a preditiva e a corretiva. Hoje vamos falar especificamente das principais diferenças, vantagens e desvantagens das manutenções preventivas e preditivas, que são feitas para evitar a manutenção corretiva – quando o problema já aconteceu.
Manutenção preventiva
Esse tipo de manutenção é feito, geralmente, com a ajuda do manual do próprio fabricante ou de checklists. Com o manual, o condutor consegue analisar qual o tempo de vida útil das peças, tempo de troca de óleos, etc. Entre as principais vantagens dessa manutenção está o preço, pois é considerada uma manutenção relativamente barata e que evita os problemas muito antes de que eles aconteçam.
A desvantagem é que o manual da fábrica segue um padrão para todos os caminhões, sem considerar precisamente o quanto o caminhão está rodando, quais estradas ele enfrentou, etc. O condutor pode estar rodando com uma peça que já está desgastada sem saber.
Manutenção preditiva
Diferente da manutenção preventiva, a preditiva não segue nenhum manual de fábrica. Esse tipo de manutenção analisa o desempenho do veículo utilizando sistemas tecnológicos como por exemplo, rastreadores e aparelhos de ultrassom, além da inspeção visual.
A manutenção preditiva tem um custo mais alto e pode levar mais tempo, porém, ela tem capacidade de ser ainda mais eficiente do que a manutenção preventiva. Pois verifica o estado das peças de acordo com a realidade, e não ao tempo “padrão” de vida útil.
Agora que você conheceu mais sobre estes dois tipos de manutenção, é hora de colocar em prática! Torne a revisão de seu veículo uma prática diária.
Siga a Costa Teixeira em nossas redes sociais!
facebook.com/costateixeiralog
@costateixeiralog