Qual a importância da responsabilidade ambiental e sustentabilidade no transporte?
A responsabilidade social e ambiental faz parte do cotidiano e da cultura da Costa Teixeira, sendo um dos seus princípios fundamentais. Por isso, desenvolvemos projetos e participa de campanhas que envolvem o meio ambiente e a sociedade, visando melhorar a qualidade de vida de todos. Além disso, somos certificados com a ISO 14001, uma norma reconhecida internacionalmente, a qual comprova que a organização adota um conjunto de práticas que visam minimizar os impactos ao meio ambiente de forma responsável.
Mas, e qual a importância e necessidade de tudo isso na área de transportes? A sustentabilidade tem sido um debate muito recorrente nos últimos anos e, com isso, as práticas sustentáveis passaram a ser cada vez mais exigidas no mercado. O assunto se tornou pauta de discussões, de palestras, de eventos e de reuniões e começou a ser adotado expressivamente também no setor de transporte de cargas e logística, visando reduzir os impactos deste segmento no meio ambiente. Ou seja, se sua empresa não adota práticas sustentáveis ou não torna este assunto uma prioridade, você pode abrir espaço para a concorrência, pois cada vez mais consumidores colocam a sustentabilidade como prioridade na escolha de um produto ou serviço.
E como adotar essas práticas no transporte logístico?
1. Tenha a sustentabilidade como meta da empresa
Todas as empresas têm metas e objetivos. A sustentabilidade deve ser uma das metas de sua empresa. Para que ela seja efetiva, é necessário adotar uma cultura sustentável. Tomando algumas ações, o fluxo logístico completo consegue diminuir os impactos ambientais. É fundamental que o gestor desenvolva políticas sustentáveis e as integre ao planejamento estratégico e à cultura organizacional.
2. Mantenha a revisão dos veículos em dia
A sustentabilidade no transporte de cargas depende bastante da manutenção dos veículos. Os caminhões com problemas tendem a ser mais poluentes e menos econômicos, consumindo mais combustível e exigindo reparos frequentes. É importante reduzir a emissão de carbono e de outros gases danosos.
Os óleos lubrificantes, quando utilizados da forma certa, aumentam a vida útil do motor e ajudam a reduzir consumo de combustível. Também inspecione periodicamente os pneus, o motor, a bateria, os freios, os equipamentos de sinalização e outros itens.
3. Otimize as rotas de entrega
A otimização das rotas oferece muitas vantagens:
a redução no tempo de entrega; a satisfação dos clientes; os motoristas trabalham menos horas; o consumo de combustível se reduz significativamente.
A redução no consumo de combustível é de elevada importância para gerar menos impactos ambientais, considerando o quanto a gasolina e o diesel são muito nocivos ao meio ambiente. Para otimizar as rotas, um sistema de gestão de transporte pode ajudar.
FONTE: Cargo X