Câmeras de monitoramento – ainda mais segurança para os caminhoneiros
O principal meio de transporte de carga no Brasil é o rodoviário. Ou seja, se alguma carga não for entregue, haverá um grande problema econômico para quem estava transportando e, principalmente, para quem precisa receber a carga. Porém, o bom desempenho do transporte é afetado diariamente por conta de roubos e saqueamento de cargas.
Pensando nisso, a melhor forma de solucionar ou minimizar estes problemas é aliando a tecnologia ao trabalho. Já existem diversos sistemas de rastreamento que estão cada vez mais práticos, como a telemetria. Essa tecnologia permite o monitoramento completo do veículo, desde o rastreamento em tempo real, até o consumo de gasolina e falhas técnicas.
Outra solução que vem sendo cada vez mais escolhida pelas transportadoras são as câmeras de segurança.
Mas, quais são seus benefícios?
Utilizar câmeras de segurança dentro da cabine permite que os gestores possam monitorar o comportamento dos funcionários durante a direção e, através disso, tomar decisões estratégicas para mudanças comportamentais. Mas, muito além disso, as imagens da câmera podem servir de provas em situações de roubo, saqueamento e acidentes. Portanto, elas se tornam grandes aliadas para a promoção e o aumento da segurança no trabalho.
E a privacidade?
Há muitas controvérsias sobre o uso das câmeras de segurança dentro das cabines. Muitos questionam sobre a falta de privacidade e se isso pode ser usado de má fé pelas transportadoras. O que podemos adiantar é que cada transportadora está ciente dos limites da lei. Geralmente, as câmeras só são ligadas quando o caminhão está ligado e elas não captam som.
Se quiser ter mais informações sobre esse assunto, confira a matéria “Qual o limite para uso de câmeras dentro da cabine?” no link: https://trucao.com.br/cameras-dentro-da-cabine/
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos de estrada!
.
.
.
BR 376 – KM 499, Ponta Grossa – PR
42 4009-7100
facebook.com/costateixeiralog