Blog

Caminhões autônomos – uma nova era da tecnologia

Você já ouviu falar sobre os veículos autônomos? Com diversos exemplares no mundo todo, os veículos prometem ser o futuro da tecnologia que, na verdade, está bem mais próximo do que imaginamos. Nos Estados Unidos e em diversos países da Europa essa já é uma realidade comum. Há caminhões Uber atuando desde 2016 e, neste ano, os veículos iniciaram a fase de entregas para os correios dos EUA.

 

Redução de custos

A escolha por este tipo de veículos tem uma grande influência na economia e produtividade, além de que se espera uma grande queda no número de acidentes.

Alguns veículos de teste apresentaram um grande rendimento de carga movimentada. Outro ponto interessante é que a vida útil dos veículos autônomos podem aumentar, com pouco desgaste de peças e consumo de combustível.

 

Tecnologia

Por enquanto, os veículos autônomos que já realizam algumas entregas nos Estados Unidos, ainda dependem de uma pessoa, pois não são totalmente independentes. Basicamente, os caminhões possuem sensores de luz e distância, câmeras, sistemas de monitoramento e sensores de obstáculos que enviam informações para quem o comanda.

 

Emprego

Mesmo que o número de motoristas tenha caído, muitos empreendedores garantem que os caminhões autônomos não irão prejudicar o mercado de empregos, já que os caminhões autônomos ainda dependem de uma pessoa que o monitore de dentro da cabine. A boa notícia é que os motoristas terão ainda mais tempo de conversar com a família, estudar, entre outras atividades, enquanto estão dentro do caminhão, sem se quer tocar no volante.

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos de estrada!

.
.
.
BR 376 – KM 499, Ponta Grossa – PR
42 4009-7100
facebook.com/costateixeiralog

 

Desenvolvidor por Agência Lola & Flize Tecnologia