Blog

Caminhões elétricos já são realidade no Brasil

Os caminhões elétricos, que pareciam uma realidade distante, já possuem diversos modelos no mundo inteiro.

Os mais comuns no mercado ainda são híbridos, ou seja, que podem ser utilizados com combustão ou eletricidade. Porém, o combustível é usado para dar energia as baterias que alimentam o motor do veículo.

Entre os principais benefícios dos caminhões elétricos está a capacidade de diminuir os impactos ambientais consideravelmente. Isso acontece pelo risco de escassez de combustíveis fósseis e as emissões atmosféricas que, atualmente, prejudicam o meio ambiente.

 

Modelos existentes

Neste ano, a Volvo começou a entregar a clientes europeus algumas das primeiras versões de caminhões elétricos. Eles apresentaram as linhas FL e FE no ano passado.

Em 2017, foi a vez da montadora Tesla apresentar o seu modelo de caminhão elétrico, que se chama Tesla Semi.

Ainda em 2017, a Mercedes Benz apresentou o modelo Urban eTruck, que é considerado o primeiro caminhão de porte grande, completamente elétrico.

A empresa Thor Trucks trouxe o modelo ET-ONE, o qual a montadora garante que terá manutenção simples e barata.

 

No Brasil

Por aqui, as notícias também são boas! A Volkswagen apresentou o e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no Brasil. O modelo é porte leve, com uma autonomia de 100 quilômetros e capacidade de carga de até 11 toneladas.

Outro ponto interessante desse modelo é que ele pode ser abastecido em qualquer tipo de tomada e também produz energia elétrica, que é armazenada nas mesmas baterias que fornecem energia ao motor.

 

Como vimos, as novidades são boas e a tecnologia está cada vez mais a favor dos caminhoneiros trazendo soluções e inovações!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos para saber mais!

.
.
.
BR 376 – KM 499, Ponta Grossa – PR
42 4009-7100

facebook.com/costateixeiralog

Desenvolvidor por Agência Lola & Flize Tecnologia